Ação das indústrias para driblar a crise hídrica é tema de discussão

A escassez de água no estado do Rio de Janeiro fez com que as indústrias fluminenses investissem na diversificação de fontes, dependendo menos da rede pública, e revissem o consumo de água no processo de produção. Essas ações estão descritas na pesquisa “Impactos da Escassez da Água 2015", produzida pelo Sistema Firjan e que serão apresentadas na reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável, do Fórum de Desenvolvimento do Rio. O encontro será realizado no dia 12 de maio, às 10h, na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ).

Lançado esse ano, o estudo mostra as principais medidas adotadas pelas indústrias para economia de água. “De uma maneira geral, as empresas já vinham realizando um conjunto de ações estruturais que resultaram em uma mudança no perfil de consumo. As indústrias estão buscando outras fontes de fornecimento, como a captação de chuva e de poço para tornar a produção mais eficiente”, afirmou Jorge Peron, gerente de Meio Ambiente da Firjan, que irá apresentar os resultados da pesquisa na reunião.

Peron destacou também que, nos últimos dois anos, a indústria tem realizado ações preventivas como o controle de consumo e as campanhas de conscientização, presentes em 69,8% e 69,3%, respectivamente, das suas associadas. O resultado segundo ele reforça a tendência iniciada quando o estado começou a sentir os impactos da baixa reserva de recursos hídricos.

Essa é a segunda reunião que debate o tema da crise hídrica. No encontro passado, o deputado Luiz Paulo apresentou o relatório final da CPI da Crise Hídrica, da Alerj,  e destacou as políticas de reflorestamento e proteção das nascentes do Rio Paraíba do Sul, o tratamento de esgoto e o combate ao desperdício de água como fundamentais na prevenção de novas crises no abastecimento do estado.

Confira aqui a matéria sobre a apresentação do relatório final da CPI da Crise Hídrica: http://bit.ly/1N7w1SF

Serviço:

Reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável

Data: 12/05/16

Horário: 10h às 12h

Endereço: Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ)- Av. Rio Branco, 124, 7º andar - Centro, Rio de Janeiro.