Expansão industrial deve considerar oferta de cursos de formação profissional

Apesar de possuir 52 instituições de ensino e pesquisa no estado, distribuídas em 63 campi, o Rio de Janeiro não possui uma oferta equilibrada de cursos de formação profissional que atenda às necessidades dos setores metal mecânico, farmacêutico, metalurgia, construção naval, petróleo e gás e bebidas, suas principais vocações industriais. Essa é uma das conclusões da pesquisa "As condições de capacitação da mão de obra e sua contribuição para a indústria no Estado do Rio de Janeiro" - link para a pesquisa, financiada pela Faperj, e apresentada pela professora Renata Lèbre La Rovere, do Instituto de Economia da UFRJ, durante a reunião dessa terça-feira (19/04) da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio, presidido pela ALERJ. 

A pesquisa analisou a demanda por capacitação a partir da análise das concentrações econômicas do Estado do Rio de Janeiro, e mapeou os cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino separando-os por formações núcleo e acessórias para os setores industriais. "Nós consideramos uma distância de 200 km, que seria um limite físico para que um estudante pudesse ir e voltar todos os dias e evidenciamos o descasamento entre a oferta de cursos e a de vagas de trabalho nesses setores", explica Renata, que destacou dentre os desafios do estado a necessidade de desenvolver políticas públicas para assegurar a oferta de cursos adequados às vocações econômicas locais. 

"Os resultados colocam em xeque a política de instalação de indústrias no interior do estado com o objetivo de desenvolver determinada região. Quando uma empresa se estabelece num município ela vai gerar interesse nos jovens daquele entorno sobre aquela área de atuação. Como não há oferta de cursos onde moram, eles geralmente vêm para a cidade do Rio, mas não retornam para o local de origem, pelo grande poder de atração da capital. É preciso olhar a vocação de cada região ao planejar, por exemplo, a expansão de parques tecnológicos para o interior, por exemplo. Essa adequação também é importante para promover desenvolvimento sustentável, reduzindo necessidade de deslocamento da população que queira se capacitar”, analisou a professora.

Em relação à extensão universitária os desafios não são menos importantes. Segundo a professora Lia Hasenclever, do Instituto de Economia da UFRJ, é necessário fortalecer o sistema de inovação a partir da melhora incremental da produção principalmente das micro e pequenas empresas e dar visibilidade a estudos que estão sendo feitos nas universidades e que podem contribuir na formulação de políticas públicas. “O Rio de Janeiro tem um arranjo de extensão industrial fraco. Todo mundo foca na inovação de ponta, mas a de base é ignorada. Se trabalhássemos as questões de base nas micro e pequenas empresas nós teríamos mais ganhos. Existem vários estudos prontos, mas que não são utilizados para melhorar o conhecimento mínimo das empresas. Estou falando de melhoras incrementais. Hoje não há financiamento disponível para a extensão tecnológica e industrial no estado”, afirmou. As conclusões apresentadas por Lia no encontro são resultado da tese de doutorado de Heitor Mendes, do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação, Paulo Alcântara Gomes, há uma confusão muito grande quando se fala em extensão na universidade. Ele apresentou um quadro que explicita a adequação da ação tecnológica versus a maturidade tecnológica da empresa 

 

 

"Para aumentar a competitividade de nossa indústria temos que focar nessas quatro fases e em seus desafios e entender que as necessidades variam de acordo com a maturidade das empresas. Quanto mais espaços tivermos para disseminar pesquisas como a de ambas as professoras, melhor a qualidade das políticas públicas que poderão ser entregues à sociedade", concluiu Paulo Alcântara. 

 

Acesse aqui na íntegra o material apresentado pelos palestrantes:

 

Renata Lèbre La Rovere - ApresentaçãoALERJ - http://bit.ly/26dSnrK

 

Lia Hasenclaver - APRESENTACAO ALERJ 19-4-2016 -  http://bit.ly/26dSFim