Alerj dá início a programa de educação financeira para os seus funcionários

Administrar o orçamento pessoal significa planejar e exige mudanças de postura e atitude. Buscando ferramentas para ajudar os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a lidar com a mudança no calendário de pagamentos  e reavaliar a sua relação com o dinheiro, a Comissão de implantação da A3P, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), e com o programa de voluntariado da classe contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), está implantando o programa de educação financeira pessoal na Alerj. A palestra de sensibilização com o tema “Educação Financeira na Prática”, ministrada pelo professor Luiz Antonio Leal nesta quinta (14/04), foi o primeiro passo para a construção de um curso de oito horas que também será oferecido pela escola para que nele comecem a ser construídos os planejamentos pessoais financeiros dos interessados.

“A educação financeira não é assunto apenas do Brasil, mas uma preocupação mundial. É um processo lento e demorado, não acontece de uma hora para outra e é preciso querer”, afirmou o professor Luiz Antonio Leal, que durante a palestra abordou temas como a gestão do endividamento; processo orçamentário pessoal ou familiar (planejamento, execução e controle); poupança (fundo de emergência) e investimentos, compras, perdas e desperdício (praticando o desapego); aposentadoria (oficial, privada e própria), seguros e gestão de risco e defesa do consumidor. De acordo com Leal, a intenção da palestra inaugural foi alertar para a importância da educação financeira na vida das pessoas. "Se eu pudesse dar apenas uma dica, diria para as pessoas saírem da contabilidade mental para a formal. Assim é possível avaliar as origens e aplicação dos recursos já que sinaliza limites, o que na contabilidade mental é difícil. Aos servidores da Alerj eu sugiro que se organizem para ter um salário de frente e não ter a vida afetada pelo adiamento da data de pagamento”, completou o professor.

O programa é dividido em três partes: incluindo a palestra, o curso de planejamento financeiro pessoal e grupos de acompanhamento. O objetivo é desenvolver competências para que as pessoas aprendam a conduzir suas questões financeiras com consciência e segurança, mudando hábitos arraigados por uma atitude mais saudável e também sustentável, já que a falta de planejamento financeiro pode ocasionar sérios problemas na vida de uma pessoa, prejudicando sua relação com a família e sociedade.

A iniciativa de estabelecer o programa de educação financeira na Alerj faz parte das ações da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que a Alerj aderiu no ano passado, e estimula os órgãos públicos a implementarem iniciativas que promovam a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental, já que uma administração financeira eficiente é capaz também de proporcionar uma melhor qualidade de vida, um dos eixos da A3P.

Os participantes aprovaram a iniciativa. “Achei a palestra muito interessante, com muita informação. O curso vai permitir que as pessoas tenham mais consciência dos gastos e sobre a necessidade de poupar”, afirmou o subdiretor de recursos humanos da Alerj, Roberto Lúcio Cordeiro. A especialista legislativa Kathya Almeida também comemorou a iniciativa. “Espero agora a continuidade com o curso para desenvolver ainda mais o tema. Estou inserida em todos os exemplos citados pelo professor e preciso começar a me planejar, essa é uma ótima oportunidade”, disse.

A apresentação está disponível no link: http://bit.ly/1qsM2Ii


Assita a matéria da TV Alerj sobre a palestra - https://youtu.be/JfvMgdX6vPE