Oferta de cursos em universidades do estado é tema de painel do Fórum

O mapeamento das ofertas de ensino técnico, superior e de pós graduação, de naturezas público e privada, no estado do Rio de Janeiro, é tema de um dos painéis que serão apresentados na próxima reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica. O encontro, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, presidido pela ALERJ, acontece na terça (19/04), às 10h, na Universidade Cândido Mendes, na Rua da Assembleia, 10, 42º andar, sala 4222G, no Centro do Rio.

O estudo, financiado pela Faperj, identificou as ofertas de ensino que atendem às cadeias produtivas selecionadas como prioritárias de acordo com o Valor de Transformação Industrial (VTI) no desempenho da economia industrial fluminense, como Petróleo e Gás, Construção Naval, Farmacêutica, Metalurgia e Bebidas.

“Com base no levantamento dos dados do MEC e de Universidades, identificamos uma concentração de ofertas na cidade do Rio de Janeiro, com predominância do setor privado. Na pesquisa pudemos ver que os setores de petróleo e gás e construção naval também lideram o ranking de cursos de pós-graduação oferecidos. Porém, não há um alinhamento da oferta com a demanda de acordo com as necessidades de cada região do estado”, explicou Renata La Rovere, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-UFRJ) e autora da pesquisa.

O outro painel do dia, apresentado pela professora Lia Hasenclever do Instituto de Economia da UFRJ, tratará sobre a extensão industrial e a importância da interação com as universidades locais na zona oeste. Os resultados são da tese de doutorado de Heitor Mendes,do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ.

“A tese analisa a oferta de extensão tecnológica oferecida pelo Sibratec e a demanda das empresas da zona oeste de metal mecânica. A pergunta que quer se responder é se a oferta é adequada às demandas das empresas e em que medida as universidades locais poderiam estar também contribuindo para atender essas demandas”, explicou Lia.

O evento será aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2588-1352 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço: Reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica

Data: 19/04/2-16

Horário: 10h às 12h

Endereço: Universidade Cândido Mendes – Rua da Assembleia 10, 42º andar, sala 4222G