Pesquisa aponta que 46% dos empresários desconhecem linhas de financiamento à inovação

Criar um ambiente favorável para que empresários invistam em inovação tecnológica elevando a sua competitividade e contribuindo para o desenvolvimento do ambiente de negócios do estado do Rio. Com o intuito de descobrir as demandas e gargalos dessas empresas de inovação, a Firjan elaborou o estudo “Pesquisa e Diagnóstico – Práticas de Financiamento e Fomento para a inovação do Estado do Rio de Janeiro”, apresentado pela primeira vez, nesta terça (05/04), durante a reunião da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Entre outros objetivos, a pesquisa investigou como são realizados os investimentos e quais são as principais carências e demandas relacionadas ao financiamento e fomento para inovação. O desconhecimento das linhas de financiamento atingiu 46% dos entrevistados. Já entre as empresas que tentaram obter financiamento 32,9% declararam enfrentar dificuldades e dentre eles, 53,8% apontaram as certidões exigidas como o principal entrave.

Com base no resultado da pesquisa foi criado então o Comitê Regional Articulador de Inovação, que reuniu representantes das agências de fomento à inovação do estado (da Finep, BNDES, Faperj, AgeRio, Sebrae), além da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).  O grupo se reuniu para articular esforços e realizar ações conjuntas buscando a melhoria dos processos e fluxos de submissão de projetos de inovação, visando desburocratizá-los e torná-los mais acessíveis às empresas fluminenses.

“Durante esses encontros com as agências de fomento no qual levantamos os processos, descobrimos que existia agência que pedia 70 documentos enquanto uma outra  exigia apenas 15 para o mesmo tipo de financiamento. Passamos a debater como agilizar e otimizar o processo de obtenção de crédito em cada uma delas”, explicou Anderson Rossi, gerente de inovação da Firjan.

A partir daí foi feito um levantamento do fluxo de submissão dos projetos junto também com os empresários para saber quais os gargalos e as oportunidades encontrados no encaminhamento dos projetos desde o cadastro da empresa, passando pela contratação até a prestação de contas.

Com esses resultados, a Firjan aproveitou os roadshows de inovação e tecnologia para levar as informações sobre os editais e agências para o empresariado de todo o estado, promovendo o encontro entre os atores do segmento e descobriu-se uma grande oportunidade de negócios. Apesar de a grande maioria (67%) das empresas fluminenses presentes nos eventos do Roadshow ainda não ter tentado obter financiamento para projetos de inovação, e apontar como principal motivo a falta de pessoal de pessoal técnico qualificado na empresa para a implantação do projeto, 64% afirmaram que pretendem iniciar investimentos em inovação nos próximos meses.

Veja a apresentação aqui: https://pt.scribd.com/doc/307119587/Pesquisa-de-Inovacao-Firjan

"Esses dados apontam para a necessidade de uma revisão de processos que ajude o estado para ter mais eficácia em seus projetos e objetivos. No dia 13/04 vamos nos reunir com o Comitê de Desburocratização do estado do Rio e considero esse um dos pontos de pauta", explica Geiza Rocha, subdiretora do Fórum de Desenvolvimento da ALERJ.

O representante da ACRio, Marcio Lacs, elogiou a pesquisa. "Eu tinha impressão de que o processo era dificil, porque conheço empresas que já acessaram, mas com o estudo eu tive certeza. Esse mapeamento mostra que há um espaço para os empresários dialogarem com os agentes público no sentido de encurtar esses caminhos", explica.

Você pode acessar a íntegra do estudo pelo link: http://www.firjan.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C908A8A50019C2B01501FAEB59A029E&inline=1