Captação de recursos internacionais é alternativa para desenvolvimento científico do estado do Rio

Em tempos de crise econômica e escassez de recursos, parcerias com a iniciativa privada e com organismos internacionais podem ser a solução para que as universidades do estado do Rio mantenham e ampliem projetos de desenvolvimento científico. Integrantes da Câmara Setorial de Formação Profissional e  Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que se reuniu nesta quarta-feira, (23/03), destacaram a importância de reunir pesquisadores, representantes das universidades públicas e privadas, além das entidades que compõem o Fórum para tratar do tema nas próximas reuniões.

“Nos Estados Unidos, as universidades não sobrevivem do dinheiro público ou de mensalidade de alunos, como ocorre no Brasil. O dinheiro investido por parceiros em pesquisas e desenvolvimento é o que dá suporte para os cursos presenciais e à distância, as vezes oferecidos gratuitamente, porque já foram pagos por financiadores”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), Paulo Alcântara Gomes.

Para o diretor da Unidade Naval da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), Edmilson de Souza, as dificuldades por que passam as universidades são imensas, mas essa é uma oportunidade de olhar fora da caixa. “É preciso que os pesquisadores entendam a importância de atrair investimentos externos, pensando em formatar seus projetos com esse propósito”, defendeu.

A Reforma do currículo do ensino médio também será tema de debate na câmara nos próximos meses. Representantes do movimento Todos pela Educação serão convidados a apresentar o projeto de reforma do ensino médio. O grupo também sugeriu que o Instituo Ayrton Senna fosse convidado para falar sobre o programa Solução Educacional para o Ensino Médio, que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O projeto introduz uma nova proposta pedagógica nas escolas, com critérios de avaliação e gestão inovadores. "Esses temas são bastante atuais e nos ajudam a sair de uma agenda conjuntural para pensar a medio e longo prazos, focando no que precisa ser transformado. Sempre digo que crise é também oportunidade", afirma a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. A próxima reunião da câmara setorial de formação profissional e educação tecnológica está marcada para o dia 19 de Abril.