Desenvolvimento Sustentável vai nortear as ações do Fórum em 2016

O desenvolvimento sustentável do Estado do Rio será tema de uma das primeiras reuniões do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Rio, no próximo dia 3 de março. Esta será a primeira atividade do planejamento feito nesta quinta-feira (18/02), em reunião realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) com mais de 50 representantes de organizações que participam das Câmaras Setoriais que compõem a entidade. No encontro, foram discutidos os principais desafios do Estado para este ano e apresentadas as atividades realizadas em 2015.

"Todo início de ano prestamos contas da trajetória do Fórum no ano anterior e falamos das perspectivas para este ano. Hoje conseguimos observar o quanto os temas se unem em determinadas situações, principalmente quando a gente fala em sustentabilidade ", explicou a secretária-geral do Fórum Geiza Rocha.

Segundo ela, apesar de o cenário ser de crise, o Estado precisa observar as oportunidades para desenvolver novos negócios e incentivar atividades econômicas sustentáveis. "É importante ouvirmos as propostas de todos os  presentes para que possamos trocar informações, detalhar nosso plano de trabalho e criar uma agenda forte este ano", disse Geiza. Além dos integrantes do Fórum, a reunião desta quinta-feira contou com a presença do deputado Sadinoel (PMB).

Balanço

Em 2015 o Fórum realizou 11 eventos, com um público de 1.081 cidadãos. Outros dez eventos externos feitos por parceiros contaram com apoio do Fórum. Também foram realizadas 17 reuniões de Câmaras Setoriais e eventos importantes, como o seminário Lixo Zero, que reuniu vários ambientalistas internacionais. O Fórum contribuiu, ainda, para a adesão da Alerj à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

O Fórum de Desenvolvimento do Rio é uma iniciativa da Alerj, que aproxima o Poder Legislativo dos demais setores da sociedade também engajados na promoção do crescimento econômico e social do Rio.

(Texto de Vanessa Schumacher)

Apresentação:

2016: Parcerias, projetos e oportunidades no ano olímpico

Veja a cobertura da TV Alerj sobre o evento - link

Confira o calendário das atividades das câmaras setoriais do Fórum de Desenvolvimento do Rio: