Plano diretor de mobilidade urbana estadual tem como prioridade expansão da linha 2

O secretário estadual de transportes, Carlos Osório, anunciou nesta quarta-feira, (09/12) que a prioridade inicial do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) é expandir a linha 2 do metrô. De acordo com o secretário, o novo percurso terá mais cinco estações: Estácio, Catumbi, Praça da Cruz Vermelha, Carioca e Praça XV. “ A expansão desta linha é essencial pois é um trecho pequeno mas com uma grande demanda concentrada” afirmou o secretário. O PDTU foi apresentado na Assembléia Legislativa em evento do Fórum de Desenvolvimento do Rio na Alerj, e reuniu parlamentares e representantes de diversas entidades interessadas em conhecer o Plano estadual e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), elaborado pela secretaria municipal de Transportes da cidade do Rio de Janeiro.

O deputado Luiz Paulo (PSDB), que presidiu o evento, acredita ser essencial que o PDTU seja transparente e apresente prioridades: “O projeto tem que estar disponível para que todos tenham acesso, para que a população participe. O plano também precisa ter suas prioridades definidas até para que possamos avaliar melhor o impacto no orçamento”, disse. Segundo Osório, as prioridades serão elencadas junto à população. "O ano de 2016 será um ano muito simbólico para os transportes no estado do Rio de Janeiro, já que será um ano de entregas com a linha 4 do metrô, novas linhas de BRT e novos de trens. Queremos a longo prazo que o PDTU proporcione uma melhor mobilidade com qualidade no transporte de massa e queremos discuti-lo com a população", afirmou Osorio

Avançar de forma integrada está entre os objetivos principais do plano, que servirá de base para direcionar os planos municipais de transporte em todo o estado. "O PDTU será como uma bússola para a criação dos planos municipais que usarão a mesma base, já nascendo integrados e beneficiando 12 milhões de habitantes", explicou o secretário, que informou que a íntegra do plano pode ser acessada no endereço http://www.rj.gov.br/web/setrans/exibeconteudo?article-id=626280.

Pela primeira vez, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da cidade do Rio foi apresentado ao público. O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, explicou as premissas do plano, e informou que tem em 2016 a meta é que 63% da população carioca terá à disposição o transporte de alta capacidade, por conta dos investimentos no VLT, nos corredores do BRT, na linha 4 do metrô, em parceira com o estado.

O PMUS foi disponibilizado na internet, para receber sugestões da população e colocar em voto as diversas opções de projetos para a mobilidade no estado. Ao todo foram computados 18.300 votos nas 400 propostas enviadas. “Nosso projeto é pioneiro e pensa os transportes na cidade durante dez anos. Aliar sustentabilidade com transporte eficiente de massa é o nosso desafio",' afirmou Picciani, que também anunciou a criação de 11 novos eixos para o BRT.

· Sulacap- Dom Hélder Câmara - Leopoldina

· Deodoro - Santa Cruz (Transbrasil)

· Alvorada - Linha Amarela- Fiocruz- Fundão

Durante o encontro, os secretários informararm que a unificação do bilhete único carioca com diferentes modais já está sendo discutida entre os governos do estado e do município, que o consideram fundamental para o sucesso de seus respectivos planos. "Esperamos que as Olimpíadas tragam também esse legado para o Rio de Janeiro, já que durante o evento todos os modais estarão integrados ao bilhete único. Precisamos ampliar a oferta de transporte de massa integrando todos os modais juntamente com dispositivos que não onerem o usuário, como o bilhete único. Agora é arregaçar as mangas e levar isso adiante", disse Rafael Picciani, que disponibilizou o endereço

http://www.rio.rj.gov.br/web/pmus/ para mais informações sobre o plano.

Confira a matéria da Alerj - Link