Seminário internacional discute lixo zero na Alerj

Estrelas da sustentabilidade mundial participam, nesta quinta-feira (29/10), de 9h30 às 12h, do seminário internacional Conceito Lixo Zero na prática, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Especialistas contarão suas experiencias na redução de produção de resíduos.

Estrelas da sustentabilidade mundial participam, nesta quinta-feira (29/10), de 9h30 às 12h, do seminário internacional Conceito Lixo Zero na prática, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do estado do Rio em parceria com a Instituto Lixo Zero Brasil, Eccovida e Abrepet, faz parte da Semana Lixo Zero que ocorre pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro e mobiliza, desde o seu lançamento, no dia 21/10, comunidades e cidades do Rio em eventos paralelos de conscientização sobre geração de renda, redução da produção de resíduos e sua correta destinação.

 Entre os palestrantes, que pela primeira vez vêm ao Brasil contar suas experiências, está o capitão Charles Moore, autor do livro "Plastic Ocean" e fundador da Algalita (Fundação de Investigação Marinha que contabiliza todo o lixo encontrado nos mares e oceanos do mundo). “O problema atinge todo o mundo, mas o Brasil tem que ter especial atenção devido a sua grande costa marítima. Eventos como as Olimpíadas, que sofrem com a poluição na Baía da Guanabara, também são fatores que fazem ressoar a importância das palavras do capitão Charles Moore”, defende o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

 Em 1997, no oceano Pacífico, o Capitão Charles Moore nota que seu barco estava navegando em um mar ja poluído pelo plástico e pelo lixo. Foi então que fundou o Instituto de Pesquisas Marinhas Algalita e institucionalizou o termo “Rota do Lixo no Pacífico”. Desde então, muitas pesquisas têm sido realizadas. Uma delas demonstrou que há mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos, somente em 2010.  

 Legislação e mobilização social 

 Para além dos oceanos, as cidades: A experiência de São Francisco, na Califórnia, será apresentada por Steven Chiv, do departamento de Meio Ambiente de São Francisco. Ele falará sobre a mobilização que está sendo feita para que a região metropolitana de São Francisco se torne Lixo Zero até 2020. Atualmente, 82% dos resíduos são desviados para compostagem e reciclagem, isto é, deixam de ir para os aterros.

 Steven Chiv diz que a cidade chegou até esse patamar através do planejamento, envolvimento e cooperação do legislativo municipal e estadual. “As leis determinam as metas e índices que devemos alcançar, ao mesmo tempo que nos dão suporte em nossas ações e garantias e incentivos aos empreendedores locais.”

 Participam ainda do encontro Pal Martenson, que coordenou o departamento de Sustentabilidade, Água e Gerenciamento do Lixo da cidade de Gotemburg, na Suécia, e criou o maior parque de reciclagem da Europa. ”Esse casos que serão trazidos demonstram que é possível construir nas cidades um ecossistema propicio para o desenvolvimento de empregos e renda a partir do combate ao desperdício e à destinação inadequada dos resíduos. Para a ALERJ, que aderiu esse ano à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) sediar eventos como esse aproxima os gestores das boas práticas, e mostra que  o desafio é universal", afirma o presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani.

 Mais do que uma meta a ser alcançada, o conceito Lixo Zero sugere novos hábitos para a sociedade, a fim de reduzir o desperdício. A ideia é eliminar o volume e a toxicidade da sujeira gerada, recuperando resíduos para introduzi-los na cadeia produtiva.     

 "Queremos mostrar que é possível construir uma cidade, um ecossistema propício para o desenvolvimento de empregos, renda e impostos, a partir do cuidado com o desperdício, com a construção de uma sociedade responsável, lixo zero”, diz Sabatini."Nós perdemos de R$8 bilhões a R$ 12 bilhões ano ano com lixo. O maior prejuízo não é financeiro, mas social, estamos causando problemas ambientais e deixando de gerar emprego."

  O seminário, que terá tradução simultânea, é aberto ao público e começa às 10h, no plenário da Alerj.

 

SERVIÇO:

 

O CONCEITO LIXO ZERO NA PRÁTICA

 

29 de outubro de 2015

das 9h às 12h Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho

Alerj - Palácio Tiradentes Rua 1º de Março, s/nº - Praça XV

Centro - Rio de Janeiro

 

PROGRAMAÇÃO

 

09:00 – Credenciamento

 

09:30 -  Abertura

Presidente da Alerj - Jorge Picciani

 

09:45 - SÃO FRANCISCO LIXO ZERO 2020

Steven Chiv - Departamento de Meio Ambiente de San Francisco – USA

 

10:00 - CENTROS DE RECICLAGEM E REUSO - Gotemburg – Suécia

Pal Martenson - Zero Waste Europe

 

10:20 - UNIVERSIDADES LIXO ZERO – USA

Faye Cristoforo - Diretora da PLAN – USA

 

10:40 -  Empreendedorismo em um Ecosistema Lixo Zero

Sandra Nordstorm - The Good Tribe – Suécia

 

11:00 - OCEANO DE PLASTICO

Cap. Charles Moore - Escritor do livro PLASTIC OCEAN

 

11:20 - PAINEL - LIXO ZERO BRASIL, Caminhos a seguir

Rodrigo Sabatini, Edson Freitas

 

12:00 -  Encerramento

 

*O evento conta com tradução simultânea. Entrada franca e aberta ao público