Fórum debate governança da região metropolitana

A integração de políticas urbanas entre estado e municípios da Região Metropolitana do Estado foi debatida durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Rio. O Diretor da Câmara Metropolitana apresentou propostas para o desenvolvimento da região

A integração de políticas urbanas entre estado e municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio foi debatida, nesta sexta-feira (25/09), durante reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado. Diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio, Vicente Loureiro apresentou propostas para o desenvolvimento da região, realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Segundo Vicente, já existe um projeto de lei complementar (10/2015), que será discutido nas comissões permanentes da Alerj e que tem o objetivo de retomar a governança da Região Metropolitana.

"O objetivo do projeto é criar um ambiente onde as questões metropolitanas possam ser deliberadas de forma compartilhada pelo estado e pelas prefeituras que compõem a região", explicou Loureiro. Segundo ele, o governo trabalha para regularizar a gestão conjunta entre as prefeituras, sobretudo em mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico. “Governança e planejamento caminham juntas”, salienta. Ele acredita que a integração evita dilemas futuros, como a degradação do meio ambiente.

O deputado Eliomar Coelho (PSol) participou da reunião, e defendeu a integração das cidades. "Tenho medo de que a cidade fique ainda mais partida do que já está", disse o parlamentar. Segundo Loureiro, hoje cerca de 75% das pessoas que moram na periferia trabalham na região central da capital. "Isso sobrecarrega o sistema de transportes. Se a gente conseguir configurar uma metrópole onde haja uma melhor distribuição espacial das oportunidades de trabalho, podemos construir uma redução efetiva desses deslocamentos, fazendo com que se aproveite melhor cada espaço."

(Texto de Vanessa Schumacker)