Bolsa Verde do Rio será apresentada à Câmara de Agronegócios amanhã

A Câmara Setorial de Agronegócios do Fórum Permanente do Rio recebe, nessa quinta-feira, dia 18/09, o diretor da BVRio, Maurício Moura Costa, para apresentar a Bolsa Verde do Rio de Janeiro e seu mecanismo inovador para fazer cumprir a legislação ambiental.

A Câmara Setorial de Agronegócios do Fórum Permanente do Estado do Rio recebe, nessa quinta-feira, dia 18/09, o diretor da BVRio, Maurício Moura Costa, para apresentar a Bolsa Verde do Rio de Janeiro ( BVRio) e seu mecanismo para fazer cumprir a legislação ambiental, utilizando mecanismos de mercado em vez de multas para estimular o cumprimento do novo Código Florestal com benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e para a economia. “O objetivo dessa reunião é buscar sinergias entre o trabalho do Fórum de Desenvolvimento, e das entidades que o compõem com a BVRio”, explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. O encontro está marcado para as 10h, no Sebrae, que fica na rua Santa Luzia (Centro do Rio). 

A fim de estimular a aplicação das leis ambientais, a BVRio traz soluções que beneficiam ambas as partes. As cotas de reserva ambiental, por exemplo, permitem que o produtor rural que tenha que cumprir exigência de restaurar parte da reserva, possa fazê-lo arrendando parte de uma outra propriedade próxima ou utilizando outro terreno de mesma titularidade, possibilitando um intercâmbio entre aquele que possui déficit de reserva e aquele que tem excesso, formando uma espécie de banco de negociação.

Recentemente, o Rio em Foco, programa veiculado na TV Alerj e produzido pelo Fórum, falou sobre os avanços desse projeto, que é pioneiro no País. assista ao programa acessando este link

 

Serviço:

Câmara Setorial de Agronegócios com a participação do diretor da BVRio Mauricio Moura Costa

Data: 18/09/2014

Horário: 10h às 12h

Local: SebraeRJ - Rua Santa Luzia, 9º andar - Sala Redonda, Centro-Rio de Janeiro