Desburocratizar, valorizar e capacitar são os desafios da indústria audiovisual no Rio

O Rio de Janeiro já é a capital do cinema no Brasil. A revolução tecnológica que digitalizou e barateou a maioria dos equipamentos de cinema e TV possibilitou o surgimento de novas empresas produtoras, novas oportunidades e opções de trabalho.

O Rio de Janeiro já é a capital do cinema no Brasil. A revolução tecnológica que digitalizou e barateou a maioria dos equipamentos de cinema e TV possibilitou o surgimento de novas empresas produtoras, novas oportunidades e opções de trabalho. A lei do cabo (12.485) abriu a janela do horário nobre nos canais pagos para produções independente. Com isso, estima-se que até 2016 vão ser criados 86 mil novos empregos na indústria audiovisual do Brasil, metade destes só no estado do Rio. “Há uma procura muito grande de qualquer profissional que trabalhe em um set de filmagem, a gama é tão extensa que é difícil localizar onde está a maior demanda.” afirmou a presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual do Rio Silvia Rabello, entrevistada no programa Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira, 28/07,às 22 horas, na TV ALERJ.

O presidente da Rio Film Commission, que atende a produtores nacionais e internacionais no processo de filmagem, Steve Solot também participou do Rio em Foco. Os convidados falaram sobre as medidas que têm sido tomadas para alavancar a nossa produção e apontaram também gargalos a serem superados. Eles explicam o trabalho que tem sido feito de capacitação em todos os níveis da cadeia produtiva do audiovisual e do programa Films from Rio que auxilia os produtores na internacionalização de seus trabalhos.

A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 20h. A partir da terça-feira, dia 29, o programa pode ser assistido também no portal em http://www.rioemfoco.rj.gov.br/