Fórum promove encontro para divulgar oportunidades de voluntariado nos Jogos Olímpicos

O Fórum deu um passo em direção à ampliação da participação dos fluminenses nas Olimpíadas. O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, recebeu a subdiretora-geral do Fórum, representantes do Comitê Rio 2016 e do EGP-Casa Civil para discutir a divulgação, junto à comunidade escolar estadual, das inscrições para as 70 mil vagas de voluntários.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio deu um passo em direção à ampliação da participação dos fluminenses nas Olimpíadas de 2016. Em reunião realizada nesta terça-feira (24/06), o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, recebeu a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, representantes do Comitê Rio 2016 e do EGP - Casa Civil para discutir a possibilidade de divulgar, junto à comunidade escolar estadual, as inscrições para as 70 mil vagas de voluntários para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 que terão início no dia 28 de agosto deste ano. "Como debatemos em nossos encontros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Continuada, é importante começar a atuar agora para aproximar a rede pública estadual das oportunidades que as Olimpíadas vão trazer em relação à formação de valores e competências muito importantes para o mercado de trabalho. O processo de formação dos voluntários do Comitê Rio 2016 é muito interessante e inclusivo e pode se tornar um grande diferencial para os jovens que participarem dele na hora de definir seu futuro profissional", explica a subsecretaria-geral do Fórum, Geiza Rocha.  

O próximo passo para mobilização da rede pública, que envolve não apenas os estudantes, mas também servidores, professores e os pais dos alunos, é a realização de uma reunião com as áreas de comunicação, pedagógica e tecnológica da secretaria estadual com o Comitê Rio 2016 para afinar a estratégia de divulgação desta oportunidade junto aos canais existentes na secretaria. "Temos uma série de canais que podem ser utilizados para informar e mobilizar nossa comunidade. É uma grande oportunidade trazer os estudantes para o mundo das Olimpíadas como atores e participantes dela", afirmou o secretário de Educação Wilson Risolia.  

As inscrições para o programa começam dia 28 de agosto deste ano pelo site do comitê. Para se inscrever, é preciso ter 18 anos na época dos jogos, que começam em agosto de 2016, e ter concluído o ensino fundamental. Por se tratar de uma longa jornada, a disponibilidade de horário será indispensável para a qualificação nas mais de cem funções a serem executadas. Os treinamentos, que serão fora do horário comercial, serão separados em três partes: presencial (60h), online (20h) e curso de inglês, também online.

Funcionando como uma grande engrenagem, os Jogos Olímpicos dividirão a cidade em quatro grandes clusters (Barra da Tijuca, Deodoro, Maracanã e Copacabana), com mais de 60 áreas envolvidas. “Nosso processo de capacitação é voltado única e exclusivamente para as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ninguém vai para os jogos sem ter uma orientação da função que irá exercer durante o evento”, disse Any Bittar, gerente do Comitê Rio 2016, na reunião.

A 64 dias da abertura das inscrições, o comitê organizador já definiu como indispensáveis o comprometimento e a proatividade dos voluntários. Além disso, trabalho em equipe, valorização da diversidade e inclusão, energia contagiante e responsabilidade são características esperadas dos inscritos.

Com diversas áreas de atuação, os voluntários não precisarão de conhecimento técnico ou específico prévio para desempenhar uma função, como é o caso do voluntário generalista, que atuará no gerenciamento de filas, controle de ingressos, orientação e informação de espectadores no interior da instalação e controle de acesso em áreas restritas. Já os voluntários especialistas, que necessitarão de conhecimento técnico ou específico, poderão atuar em áreas, como serviços médicos, tecnologia, esporte e serviços em idiomas.

De acordo com o site do comitê organizador, serão realizadas, em 2014, duas etapas: a abertura das inscrições e o teste de valores e de idiomas. Em 2015, serão realizadas as fases de entrevistas, início das aprovações no processo seletivo, treinamento presencial e por e-learning e de eventos-teste. Por último,em 2016, serão realizadas a finalização das aprovações no processo seletivo e o treinamento presencial e por e-learning, além de outros eventos-teste. Para mais informações sobre o voluntariado para as Olimpíadas e Paralimpíaads de 2016, acesse o site: http://www.rio2016.com/comite-organizador/voluntarios