Micro e pequenos produtores poderão fornecer alimentos nas Olimpíadas

As Olimpíadas de 2016 prometem ser um prato cheio para o estado em oportunidades de negócio. A começar pelos serviços de fornecimento de alimentos e refeições. Em reunião da Câmara Setorial de Agronegócio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, nesta quarta-feira (12/03), o Sebrae estimou que deverão ser servidas para atletas e outros profissionais ligados aos Jogos cerca de 160 mil refeições por dia. Diante da fome de bons negócios, o Sebrae planeja preparar produtores e micro e pequenos empresários para que possam se credenciar para fornecer o Comitê Rio 2016 através do programa Sebrae no Pódio.

Para isso, o Sebrae firmou um convênio com o Rio 2016, para que ao menos 10% das compras necessárias para a realização dos Jogos sejam feitas de micro e pequenos empresários, chegando a R$ 30 milhões de investimento. "Pela questão da logística, é vantagem para o Comitê que a compra de alguns tipos de produtos seja feita dentro do Estado do Rio e existe uma demanda enorme, por exemplo, para produtos orgânicos. Pensando nisso, iremos realizar em abril uma grande reunião com produtores para que possam se capacitar para atender essa demanda", explicou Érica Bittencourt, do Sebrae.

A secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, destacou a importância da divulgação do Sebrae no Pódio para outras entidades, como a Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio (Faerj) e a Firjan, para que incentivem os produtores a se qualificar para aproveitar essas oportunidades. "Em relação à alimentação, o Comitê Rio 2016 tinha a intenção de que ao menos 20% dos produtos fossem de origem orgânica. Temos a possibilidade de mobilizar um grande contingente de produtores locais para atender essa demanda", comentou Geiza.

Texto de Fábio Peixoto