Cidades de olho em 2014 e 2016

 

Com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Rio de Janeiro se prepara para absorver os frutos trazidos pelos megaeventos esportivos mais importantes do planeta. Segundo o especialista em marketing esportivo Luiz Léo, da PUC, estima-se que a Copa renda R$30 bilhões. Já os Jogos Olímpicos deverão movimentar até R$ 50 bilhões.

Para preparar os gestores públicos municipais para que aproveitem essas oportunidades, o Sebrae, em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, entidade da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, criou o programa Lidera Rio nos Esportes. O projeto realiza oficinas e palestras para os participantes no interior do Rio.

“O objetivo destes seminários é apresentar o potencial econômico do esporte e o que pretende a capacitação do Sebrae para os gestores da região, para que coloquem seus projetos em prática”, explicou o presidente do Fórum e da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

“Os gestores sairão daqui prontos para isso”, completou a subdiretora-geral do Fórum,Geiza Rocha.

Ontem e anteontem, o Lidera Rio foi realizado em Volta Redonda. Para o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, o evento mostrou a importância do esporte no desenvolvimento municipal. “Essa é uma chance de ouro e não podemos perdê-la. A partir de agora, a nossa região poderá buscar recursos com mais facilidade”, disse o prefeito, acrescentando que a cidade já tem o Estádio Raulino deOliveira, um parque aquático e a uma vila olímpica.

“É preciso entender as demandas das delegações e já estamos criando uma comissão para a Copa. Queremos nos preparar com antecedência e precisamos de parcerias”, disse o prefeito de Pinheiral, José Arimathea Oliveira.

Oportunidade para gerar legado municipal

Durante a capacitação oferecida pelo Lidera Rio, também é apresentada uma cartilha com informações sobre as principais fontes de financiamento para projetos esportivos e de como acessá-las. Atualmente, apenas 2,1% das verbas federais destinadas ao esporte são captadas pelas prefeituras.

Para o secretário de esportes de Nova Iguaçu, Adriano Santos,o treinamento promovido pelo Lidera Rio é fundamental para a elaboração de projetos visando à Copa e às Olimpíadas. “Estamos tendo uma oportunidade única em nosso estado com esses megaeventos em nossa porta. Porém, sabemos da importância de nos prepararmos bem não só para os eventos, mas para a nossa população. Os acontecimentos serão alavancas para podermos transformar a nossa cidade. Daí,a importância do Lidera Rio nos auxiliando a captar os recursos”, afirmou o secretário, na etapa do dia 21, em Nova Iguaçu.

Para a subdiretora-geral do Fórum, esta é a chance de fazer da Copa e dos Jogos um verdadeiro legado: “As oportunidades estão batendo à porta e esta capacitação vai permitir que os gestores possam aproveitá-las”,disse Geiza Rocha, nesta terça(26), a representantes das prefeituras de Itatiaia, Vassouras, Porto Real, Barra Mansa, Resende,Quatis, Barra do Pirai e Piraí.Hoje estão sendo treinados gestores da Costa Verde, e na próxima semana o programa irá ao Norte do estado.

Turismo no alto do Pódio

Professor da PUC, o consultor em marketing esportivo Luiz Léo conta que os setores que devem receber mais investimentos e qualificação são os de serviços, comércio e turismo. “As pessoas vêm aqui participar do evento esportivo, mas elas vão querer ir aos pontos turísticos”, explicou, apontando esse filão como uma porta de entrada para torcedores de outros países e estados nos municípios vizinhos do Rio.

De acordo com o especialista, as cidades ao redor da capital poderão se preparar para receber esses turistas, atuando no setor de serviços e estimulando ações atrair esse público quando não houver jogos.

Luiz Léo acredita que o maior ganho com os megaeventos serão relacionados à imagem que o país passa para o exterior, mas alerta que uma falha de organização poderia jogar por água abaixo todos os esforços para o evento.

“Há a oportunidade de tirar um pouco da imagem que o Brasil ainda tem, de país atrasado, de país apenas do futebol e violento. Esse ganho não se mensura só com dinheiro. Quando não se faz isso bem feito, os prejuízos são maiores do que os benefícios pretendidos”, diz ele, ressaltando os riscos da falta de planejamento para as duas competições.

Para evitar isso, Léo frisa a importância de uma preparação planejada com antecedência: “As coisas precisam ser feitas de forma antecipada, capacitando as pessoas, com uma linha de raciocínio séria e comprometida”, explicou.

Texto: Bárbara Figueiredo