Fórum promove atualização sobre Compras Públicas Sustentáveis

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro promove, no próximo dia 2 de setembro, às 9h, na Alerj uma manhã de capacitação. O evento tem como objetivo tornar realidade e adoção de critérios de sustentabilidade nas compras governamentais.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro promove, no próximo dia 2 de setembro, às 9h, na sala 311 do Palácio Tiradentes uma manhã de capacitação. O evento conta com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Procuradoria Geral do Estado e do Instituto Brasil Pnuma, e tem como objetivo tornar realidade e adoção de critérios de sustentabilidade nas compras governamentais. O procurador do estado Rodrigo Mascarenhas e o presidente do Instituto Brasil Pnuma, Haroldo Mattos de Lemos, falarão sobre o Decreto Estadual 43.629/2012 e sobre a Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos. "Esta iniciativa é um desdobramento do evento 'Compras Públicas Sustentáveis no Estado do Rio: Fazendo Acontecer' e tem como foco a coordenação de ações que viabilizem as compras públicas sustentáveis. Isso exige um esforço conjunto de governos, das empresas e de toda a sociedade", explica a subdiretora geral do Fórum, Geiza Rocha.

Dirigida a fornecedores de insumos para o governo e técnicos responsáveis pela realização de licitações no estado do Rio, a capacitação tem como objetivo atualizá-los sobre os mecanismos vigentes no estado do Rio.  “O mais importante para vencer uma licitação não é apenas o preço. A empresa que estiver investindo no seu processo produtivo, obtiver certificação ambiental, estiver desenvolvendo programas voluntários de combate às mudanças climáticas e não ter cometido infrações administrativas ambientais, ainda que tenha um custo um pouquinho maior, terá oportunidade de vencer a licitação. A legislação ambiental manda a seguinte mensagem, e muito forte, para o setor produtivo: que se ele investir em qualidade ambiental, pode dar um retorno imediato na obtenção de grandes contratos”, afirma o procurador do estado Rodrigo Mascarenhas, que falará sobre o decreto. 

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever ou obter mais informações, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Serviço:

 

Manhã de Capacitação Direcionada a Gestores Públicos e Fornecedores do Estado

Data: 2 de setembro de 2013 
Horário: 9h
Local: Alerj - Rua Primeiro de Março, s/nº - Sala 311 - Centro - RJ
 
O evento é gratuito. Vagas limitadas.