Metodologia de criação de Caderno de Cultura é apresentada no Fórum

O Caderno de Cultura do Estado do Rio de Janeiro teve sua metodologia de produção apresentada nesta segunda-feira, 1 de abril, pelo professor do departamento de Geografia da Uerj, Glaucio Marafon, e sua equipe, na Câmara Setorial de Economia Criativa. O objetivo do Caderno, é partir de informações coletadas no Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Petrobras, e mostrar como a cultura se manifesta no território fluminense.

De acordo com Marcelo Sotratti, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e membro da equipe responsável pela coordenação do estudo, "o Caderno vai além de um instrumento de análise territorial e pode ser aliado dos gestores públicos na organização de roteiros turísticos, no marketing das cidades e na projeção de planos para fomentar a cultura e valorizar valores locais". Vale ressaltar que ao término da criação do  Caderno de Cultura, dez metas serão sugeridas pela Câmara para as autoridades locais com o propósito do desenvolvimento e crescimento do estado.

O Caderno trará registros de bens materiais e imóveis (como arquitetura, sítios arqueológicos, espaços geográficos) e bens imateriais (como música, literatura, teatro, saberes e expressões), e dividirá as regiões de acordo com suas características predominantes, padronizando sua linguagem para que não haja margem para diversificadas interpretações. O objetivo é identificar como a cultura está estruturada e espacializada nesses municípios que apresentam muitas vezes desafios para seus registros por conta da informalidade dos produtores culturais.

Para Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum, a iniciativa poderá contribuir no direcionamento de investimentos nos municípios e funcionar como uma ferramenta de auxílio para os estudos de campo."A partir do caderno podemos identificar quais são as características mais predominantes e a vocação cultural de cada município do estado do Rio de Janeiro, criando uma base de dados que poderá ser utilizada no incentivo a preservação e desenvolvimento cultural e econômico em cada região, além de apontar pontos fortes nesses locais sugerindo ´aonde´ e 'em que´ se deve investir".

A exemplo dos mapas de Turismo e de Esporte, ambos publicados pelo Fórum, que traziam as características e vocações naturais, além da base de dados que classificavam cada região, o Caderno de Cultura possui quatro etapas de realização: o levantamento de dados, a produção das tabelas, o debate sobre o produto final, que é o mapa de cultura, e seu lançamento. O documento não se limitará às características quantitativas, observando também dados qualitativas. Para o professor Marafon, o criterioso trabalho tem uma importância não só para as entidades públicas e privadas, mas também para as próprias regiões que são objetos de estudo. "Um dos objetivos do Caderno é resgatar a identidade cultural de cada município, identificando qual atividade é mais forte no local, demarcando assim um ponto inicial para estimular a cultura".