Fórum inaugura agenda de trabalho com debate sobre sustentabilidade

O Visão Brasil 2050 foi apresentado nesta terça-feira na primeira reunião do Fórum em 2013. O documento mostra que nos próximos 37 anos, o país terá que enfrentar desafios como políticas públicas de qualidade, redução da tarifa de eletricidade e combate à corrupção para alcançar a sustentabilidade.

Incentivo a políticas públicas de qualidade, redução da tarifa de eletricidade e combate à corrupção são alguns dos desafios que o País enfrentará nos próximos 37 anos para alcançar o objetivo do documento “Visão Brasil 2050”. A proposta foi elaborada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em parceria com 500 representantes de 70 empresas, além de instituições acadêmicas, organizações não governamentais (ONGs) e representantes de governos estaduais e federal. A apresentação do projeto ocorreu em reunião realizada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro nesta terça (19/02), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Como resultado dessa reunião, o fórum pretende formar um grupo consultivo com as câmaras setoriais (que compõem o órgão) para pensar formas de trabalhar a sustentabilidade nas compras públicas. “Vamos tentar envolver as empresas no debate desse processo das compras públicas e incentivar os gestores públicos para comprarem produtos que se adequem às práticas de sustentabilidade”, explicou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

O documento foi dividido em nove temas a fim de promover uma discussão sobre sustentabilidade: “Valores e comportamento”, “Desenvolvimento Humano”, “Economia”, “Biodiversidade e florestas”, “Agricultura e pecuária”, “Energia e eletricidade”, “Edificações e ambiente construído”, “Mobilidade” e “Materiais e resíduos”. “A ideia surgiu após a publicação do 'World Vision 2050', lançado em 2010. A partir desse relatório, o CEBDS teve a ideia de fazer uma versão brasileira. O documento traz o cenário atual e o que é preciso fazer até 2020 para se chegar ao futuro que a gente quer em 2050”, explicou a diretora-executiva do Conselho, Lia Lombardi.

Segundo o estudo realizado, em 2050, o Brasil será um país desenvolvido, mas, para que isso ocorra, é necessário que, em 2020, algumas mudanças sejam realizadas nos aspectos relacionados aos temas listados. “É preciso que, daqui a sete anos, as áreas verdes devastadas já estejam recuperadas, haja maior diversificação de fontes limpas de matriz energética, redução da produção de resíduos, auto-conscientização da população em relação à reciclagem e ao reaproveitamento de matérias e que o legado da Copa e das Olimpíadas em relação à mobilidade renda frutos, dentre outros”, citou Lia.

Presidente do Comitê Brasileiro das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Brasil Pnuma), Haroldo Mattos falou sobre a mudança que deve ocorrer nas empresas para a minimização de prejuízos e a realização de negócios bem-sucedidos: “As empresas que insistirem no 'business as usual' vão acabar desaparecendo. Energias renováveis serão extremamente importantes no mundo todo, e as empresas que se adequarem à economia verde, voltada para a sustentabilidade e para a redução de subsídios hoje dados a setores que estão se tornando insustentáveis, vão encontrar novos negócios para que todos nós, empresas, pessoas e organizações, possamos andar juntos para o futuro”.

A apresentação do “Visão Brasil 2050” iniciou os trabalhos do Fórum em 2013, cuja principal importância é unir as entidades e fazer com que elas conheçam trabalhos como o feito pelo CEBDS e promovam debates com a sociedade. “Entendemos que as empresas têm que mudar, assim como o comportamento dos consumidores e as políticas públicas que podem impulsionar e acelerar o processo de melhoria da qualidade da produção. Então – já que esse processo envolve todos –, temos que divulgar, discutir e refletir para que a sociedade evolua em vários conceitos”, pontuou Geiza Rocha.

Também estavam presentes na reunião representantes de entidades como a Universidade do Estado do Rio (Uerj), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e a Associação Brasileira de Educação (ABE), dentre outras.

Acesse a apresentação aqui

O documento Visão Brasil 2050 pode ser acessado aqui

(texto de Camilla Pontes)