Sustentabilidade e planejamento serão temas do Fórum de Desenvolvimento do Rio em 2012

A meta do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho este ano será alinhar os debates de suas dez câmaras setoriais ao tema central da Conferência Rio + 20, a Economia Verde e Redução da Pobreza. Para isso, elegeu nesta segunda-feira (06/02) os assuntos que serão tratados nas reuniões de março. No encontro, que reuniu os membros das câmaras setoriais, a secretária-geral Geiza Rocha apresentou a agenda e recebeu sugestões dos representantes das 33 entidades da sociedade civil e universidades que compõem o Fórum.“Não podemos falar em sustentabilidade sem abordar a questão do solo, vista como base para desenvolvimento de qualquer projeto”, ressaltou o diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo.

Para o coordenador da Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas do Fórum, professor Rui Santos, da UERJ, a falta de planejamento urbano e rural, a ausência de uma plataforma que reúna estudos e dados disponíveis sobre a ocupação do solo no estado deixa a população vulnerável aos desastres ambientais que ocorreram na Região Serrana. “Todos os temas ao final acabam convergindo para um problema crucial: falta de prática na nossa gestão pública de adotar planos diretores e principalmente mapas de uso do solo. Esses dados existem, mas estão dispersos. O grande desafio é sensibilizar nossa cultura político administrativa a adotar esse tipo de informação preliminar”, analisou. Ele propôs que a câmara convidasse representantes de órgãos como DRM e IBGE para debater o tema e mapear ações.

O professor da UFF Geraldo Tavares fez coro com os demais e ressaltou a importância de disponibilizar os dados: “Qualquer dado produzido por qualquer entidade governamental ou pago pelo governo americano tem que estar disponível pra todo mundo. No Brasil isso ainda é uma tremenda dificuldade”. Como forma de estabelecer um intercâmbio de idéias nesta área, o presidente da Redetec, Paulo Alcântara Gomes, sugeriu que o Fórum se reúna com o ex-vice ministro do meio ambiente do Japão, que gerenciou a iniciativa Satoyama, e que estará no Rio em abril. “Ele virá a cidade convidado pelo Instituto de estudos avançados criado pela ONU com sede no Rio de Janeiro para o desenvolvimento de programas e estruturas curriculares em apoio às estruturas educacionais tradicionais; a criação de uma educação para a cidadania e discussões sobre políticas públicas que sejam capazes de atender às questões de sustentabilidade tratar de educação e sustentabilidade”, informou Paulo Alcântara.

Dentre as sugestões de temas a serem tratados ao longo do ano também estiveram os avanços em relação à Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa e a necessidade de solucionar a questão da substituição tributária, a necessidade de inserir o estado na cadeia produtiva da energia eólica e a expansão do conhecimento científico e tecnológico ligado ao desenvolvimento econômico e sua aplicação na tentativa de resolver problemas de interesse da sociedade, estabelecendo uma ponte entre universidades e centros de pesquisa.

Abaixo as datas das próximas reuniões e os temas que serão abordados:

AGRONEGÓCIO - 15h
14/03 - Pagamento por serviços ambientais e ICMS Verde

COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS - 10h
07/03 - Avanços na legislação das micro e pequenas empresas e propostas a serem encaminhadas ao Legislativo.

CULTURA, ESPORTE E TURISMO - 9h30
29 e 30/03- Simpósio Rio/Londres: Cidades Olímpicas & Painel Interuniversitário Megaeventos Esportivos 2013, 2014 e 2016

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - 15h
08/03 – Aproximação dos Arranjos Produtivos Locais do mercado consumidor e apresentação do trabalho realizado pela UERJ de consolidação da legislação do estado.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - 10h
01/03 - Palestra Rio + 20: Perspectivas, com o professor Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil Pnuma

ECONOMIA CRIATIVA - 15h
27/03 - Apresentação do Núcleo de Economia Criativa da ESPM.

GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - 10h
14/03 – Debate sobre Ocupação do Solo e Desenvolvimento Sustentável

INFRAESTRUTURA E ENERGIA - 15h
05/03 - Debate sobre a criação de um Arranjos Produtivo Local para a indústria da energia eólica