Secretários serão convidados a conhecer portal de educação continuada

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado convidará para o próximo encontro da Câmara Setorial de Serviços Públicos os secretários de Estado de Educação, Wilson Risolia, e o de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Na reunião, marcada para o dia 16/03, os secretários serão apresentados ao projeto da Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada. "Nós queremos que eles apresentem informações sobre quais são as áreas prioritárias para o Estado em relação à formação de pessoal. Precisamos alinhar os projetos do Governo com este projeto do Fórum", comentou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, após reunião da Câmara Setorial, nesta quinta-feira (17/02).

Geiza explicou a essência da nova rede, que deverá disponibilizar conteúdos gratuitos para treinamento e aperfeiçoamento profissional. "A rede foi um projeto criado dentro da Câmara de Serviços Públicos. Serão cursos curtos para a formação de mão de obra. O cidadão vai poder ingressar nessa rede e fazer esses cursos online, gratuitamente", afirmou. Geiza lembrou, ainda, que o aluno terá, à disposição, todo o material didático. O interessado ainda poderá entrar em contato com outras instituições de formação profissional, como o Sebrae-RJ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Senai), a Fundação Getulio Vargas e a Fundação Roberto Marinho, todos parceiros do Fórum.

Outra decisão tomada pela câmara foi a mudança de nome. A partir de agora, a Câmara de Serviços Públicos passará a se chamar Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas.

Na opinião da secretária geral e dos membros presentes ao encontro, o antigo nome, Câmara Setorial de Serviços Públicos, não dava a real dimensão da intenção do grupo. "Esta mudança visa a alinhar a proposta do grupo com a do Fórum que é a de atuar em nível estratégico", explica a secretária-geral.