Volta Redonda tem o melhor índice de desenvolvimento do esporte do Rio

A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) apresentou, nesta quinta-feira (27/01), durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, o Índice de Desenvolvimento do Esporte (IDE), uma espécie de ranking das cidades onde as práticas e estruturas esportivas têm mais destaque. O município de Volta Redonda ficou com o primeiro lugar. Conforme a vice-presidente executiva de esportes da Suderj, Carla Tavares, o IDE é uma ferramenta que permite a análise científica da situação das cidades nesta área. “Para a composição do estudo metodológico foi feita uma análise qualitativa do mapeamento dos 92 municípios do estado considerando o georreferenciamento e as políticas públicas. A pesquisa inclui a análise de investimento em equipamentos, instalações, recursos humanos, projetos, ações e eventos, conforme a disponibilidade de recursos de cada município, além de fatores externos”, explica Carla, durante a primeira reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes para o planejamento da criação do “Caderno de Esportes”, que tem como objetivo servir de base técnica para que os deputados possam trabalhar projetos de lei ligados ao Esporte.

Podcast: http://alerj.posterous.com/volta-redonda-tem-melhor-indice-de-desenvolvi

A secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, prevê um foco mais direcionado ao Esporte nas atividades do Fórum em 2011. “O Caderno de Esportes deve ser lançado no final deste ano. Dentre os temas, vamos abordar a questão da Educação e do Esporte, falando principalmente da necessidade de ter um currículo para Educação Física nas escolas. Vamos abordar também a pesquisa de campo que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está fazendo sobre o potencial esportivo de cada um dos municípios do estado, já aproveitando esse mapeamento e o índice mostrado hoje pela Suderj. Além disso, vamos tratar também da dimensão do Esporte como espetáculo e da sua relação com o terceiro setor, não esquecendo das leis de incentivo e como elas podem impactar positivamente no desenvolvimento regional”, destacou Geiza. Durante o encontro ainda foram definidos os temas que serão debatidos nas próximas reuniões, que devem ocorrer mensalmente na Alerj.

Segundo Carla, o IDE nasce da identificação da necessidade de se conhecer melhor o Estado no recorte da área esportiva. “A gente entende que, a partir do momento que esse índice chegar aos municípios, será possível direcionar melhor os esforços. Essa é a principal função do IDE, um índice que demonstre quais os tipos de investimento são necessários em cada situação”, declarou.

Veja aqui a apresentação do Índice de Desenvolvimento Esportivo