Reunião técnica da Rede objetiva elaboração de documento oficial

O Grupo de Trabalho da Rede de Formação Profissional e Tecnológica Continuada do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu para discutir a proposta de um documento oficial de apresentação do projeto, que objetiva criar uma convergência de ações em prol da qualificação da mão-de-obra fluminense. Leia na íntegra.

O Grupo de Trabalho da Rede de Formação Profissional e Tecnológica Continuada do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu nesta quinta-feira (28/10), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para discutir a proposta de um documento oficial de apresentação do projeto. No encontro, as entidades parceiras debateram a arquitetura conceitual do portal e a participação delas no processo.

O esboço do documento esclarece o caráter social e flexível da Rede e a utilização das tecnologias e metodologias aplicadas pelas diversas entidades parceiras, entre elas: Uerj, Puc-Rio, UFRJ, Sebrae/RJ, Senai, Firjan e Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio). O objetivo é criar uma convergência de ações em prol da qualificação da mão-de-obra fluminense - um dos principais gargalos de desenvolvimento do Estado -, além de dar transparência e visibilidade às ações que já estão sendo desenvolvidas pelas entidades parceiras. Os cursos disponibilizados terão um teor de atualização de conteúdo, sendo de aproximadamente 30 a 40 horas.

"O portal tem o objetivo de divulgação dos cursos oferecidos pelas entidades parceiras, que terão acesso livre para administrar os conteúdos", explica Eloiza Oliveira, diretora do campus virtual da Uerj e uma das responsáveis pelo projeto. É também uma meta do projeto qualificar os profissionais que receberão os turistas nos megaeventos, unindo esforços com outras instituições que já o fazem. "No Olá Turista, um projeto do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), estamos vivendo uma experiência parecida com a que queremos com a Rede. Lá, treinamos, através de cursos on-line, taxistas, camareiras, copeiros e garçons. Devo dizer que é gratificante ver o desenvolvimento das pessoas através da quebra do preconceito com cursos on-line", comenta a coordenadora de qualidade e formação do SindRio, Carla Riquet.

Tendo como áreas estratégicas energia, turismo, metal mecânico e materiais, transporte e tecnologia e inovação, a Rede pretende ir de encontro com as demandas do Estado, identificadas pelas Câmaras Setoriais do Fórum, que verificaram a deficiência de mão-de-obra qualificada em setores como engenharias, serviços, comércio, transporte, logística e energia. Dessa maneira, a Rede visa dotar o Estado do Rio de Janeiro de profissionais qualificados para atender a todas as regiões contemplando o processo de interiorização das atividades produtivas.

"No Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ) existe uma preocupação com o crescimento desse trabalhador que já se encontra no mercado de trabalho, mas que necessita de aprimoramento. A Rede é uma resposta mais imediata às demandas do nosso estado”, afirma o professor de Geografia e membro do CEE-RJ, Lincoln Tavares Silva.

Para a próxima reunião do Grupo de Trabalho, a ser realizada no dia 25 de novembro, às 10h na Uerj, as entidades ficaram responsáveis por realizar uma análise triangular das demandas e competências identificadas pelo Ministério do Trabalho, Sebrae/RJ e Senai/Senac-Rio, dos conteúdos dos cursos a serem ofertados por cada uma das entidades parceiras e as áreas de formação previstas para a Rede. A partir desse cruzamento será elaborado um documento oficial de apresentação na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj).

No encontro desta quinta-feira, estavam presentes representantes da Uerj, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sebrae/RJ, SindRio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Senai-RJ, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e CEE-RJ.