Comitê pedagógico começa a discutir estrutura da rede de formação

O Fórum definiu os eixos orientadores da Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, que são os setores de transporte, energia, turismo, tecnologia e inovação, metal-mecânica e materiais. O objetivo é abrir porta para que o cidadão possa se capacitar a partir de atividades de formação oferecidas.

A primeira reunião do Comitê Pedagógico da Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, projeto do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, discutiu, nesta quinta-feira (21/10), o documento base que vai estruturar a rede e a construção de seu portal na internet. A reunião, feita na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), definiu os eixos orientadores da rede, que são os setores de transporte, energia, turismo, tecnologia e inovação, metal-mecânica e materiais. "O objetivo da rede é abrir uma porta para que o cidadão possa se capacitar através de atividades de formação que são oferecidas pelas instituições parceiras", explica Eloiza Oliveira, diretora do campus virtual da Uerj e uma das responsáveis pelo projeto. A previsão do grupo é de que este portal esteja no ar, ainda em fase de testes, em dezembro deste ano.

Segundo a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, este é um passo importante para a consolidação da rede. "Depois de concluído este documento, vamos apresentá-lo para aprovação do Comitê Gestor, e a partir daí daremos início à construção do portal", explica. No site serão disponibilizadas atividades livres em que o cidadão poderá se capacitar por meio de um computador, obtendo uma certificação específica de acordo com a instituição que oferece o curso. O portal funcionará como uma espécie de "vitrine" para cursos livres oferecidos por instituições como a Uerj, a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e a Fundação Roberto Marinho, entre outras. A próxima reunião do Comitê Pedagógico acontece no dia 28 de outubro, também na Uerj, e vai concluir a redação do documento.

No encontro, estavam presentes representantes da Uerj, da PUC e da Fundação Roberto Marinho, instituições que oferecem alguns dos cursos, além do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindrio) e do Centro de Assessoria ao Movimento Popular (Campo), e algumas das entidades que vão se beneficiar com a capacitação de profissionais por meio da rede. De acordo com Geiza Rocha, um dos principais objetivos do projeto é suprir uma demanda crescente por profissionais capacitados no estado, principalmente visando os investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

André Coelho / Alerj