Rede de Formação Profissional institui comitês e busca mais parceiros

Foram definidas, nesta quinta-feira (23/09), as áreas que serão atendidas pela Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, projeto do Fórum, que pretende montar um sistema, em forma de portal na internet, de caráter social, em prol da formação e qualificação de mão-de-obra eficiente para suprir as necessidades do estado.

Foram definidas, nesta quinta-feira (23/09), as áreas que serão atendidas pela Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, projeto do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, que pretende montar um sistema, em forma de portal na internet, de caráter social, em prol da formação e qualificação de mão-de-obra eficiente para suprir as necessidades do estado. A decisão foi tomada a partir da criação do Comitê Gestor do projeto, que será dividido em três braços: Comitê de Pedagogia, Comitê Tecnológico e Comitê Administrativo/Financeiro. "Avançamos bastante nessa reunião. Conseguimos formar o comitê que vai começar a discutir os conteúdos que vão estar disponíveis na rede, que tipo de cursos, qual o tamanho desses cursos, entre outros detalhes", comentou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, após a reunião realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Dentre as áreas disponíveis para qualificação na futura rede estarão priorizados os cursos para Petróleo e Gás, Turismo, Tecnologia e Inovação, além da formação profissional para os interessados nos setores de construção civil, serviços, comércio, transporte, logística e energia. As próximas reuniões sobre o tema estão marcadas para os dias 21 e 28 de outubro.

"O foco da rede será a formação técnica e profissional. As pessoas vão poder acessar conteúdos que são completamente ligados às suas atividades. Por exemplo, uma pessoa que queira se qualificar para vender melhor em uma loja vai poder entrar em um curso de 20 ou 30 horas para obter dados de comportamento, estratégias de venda e o que mais for necessário para se tornar um bom profissional", completou Geiza Rocha. O Comitê Gestor Pedagógico será formado por representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Senac, da Uerj, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor); da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Roberto Marinho. Já o Comitê Tecnológico terá como representantes a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); a Fundação Roberto Marinho; a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec); a UFF e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). O Comitê Gestor Administrativo e Financeiro será formado pelo Fórum de Desenvolvimento; pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pela Fundação Roberto Marinho.

'’Estamos entusiasmados com esse trabalho do Fórum, a Rede vem para agregar. Possuindo o caráter aberto, há a possibilidade das universidades trazerem seus conteúdos e, talvez, até outros estados usufruírem dela’’, diz o professor e diretor do Laboratório de Energia dos Ventos da UFF, Geraldo Tavares.
 
Durante o encontro, o webdesigner José Ricardo Basílio apresentou um primeiro esboço do que virá a ser o portal da Rede, em termos de layout e tecnologia necessária, recebendo sugestões por parte dos presentes. Na próxima reunião da Comissão Gestora da Rede, ele apresentará um desenho atualizado do portal.
 
OLALACMSFOTO02OLALACMS‘’O caráter da Rede se baseia na participação voluntária das instituições, de modo que a entrada delas se dê progressivamente. Não se pretende limitá-la em nenhuma estrutura. O fluxo será constante e permanente’’, pontua a diretora do campus virtual da Uerj, Eloíza Oliveira. Ela mostrou otimismo com o andamento do projeto e a possibilidade de que até o final do ano todas as ideias já possam sair do papel para a prática. "Eu saio muito entusiasmada com a disponibilidade das pessoas envolvidas e a qualidade das propostas. Eu acho que estamos trilhando um caminho certo. A questão pedagógica é fundamental. Espero que entre novembro e dezembro nós já tenhamos uma estrutura montada para inaugurar e começar o trabalho", afirmou Eloíza. Para André Bocchetti, coordenador de Produtos Educacionais da Fundação Roberto Marinho, será muito importante que novos parceiros continuem surgindo no decorrer do processo. "Pensar em rede é pensar algo que é complexo por essência. Um importante próximo passo é continuar pensando em rede, com o objetivo de agregar mais parceiros", comentou André. O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado é constituído por 28 organizações da sociedade civil e universidades que se reúnem periodicamente para acompanhar o trabalho legislativo, monitorar políticas públicas e debater propostas para o desenvolvimento do nosso estado.