Fórum debaterá proposta de criação da Rede de Educação Continuada

Proposta permitirá, principalmente, aprimorar a qualificação profissional no Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida, e dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões, contemplando o processo de interiorização das atividades produtivas.

Definir os termos do documento de criação de uma rede de formação profissional continuada está na pauta da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que acontecerá nesta quarta-feira (25/08), na Reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã.

Os membros do GT definirão também de que forma as entidades que compõem o Fórum vão participar do projeto. Estarão presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Rio de Janeiro (Cecierj), da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), da Uerj, do Sebrae-RJ, do IBP, da PUC-Rio, da Adesg, da Fetranspor, da Uenf, da Uezo, da UFF, da Firjan, da Fecomércio e do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado do Rio de Janeiro (Sindrio).

SOBRE A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO

No segundo semestre de 2009, a Câmara Setorial (CS) de Serviços Públicos do Fórum de Desenvolvimento do Rio reuniu experiências das entidades que o compõem e, com base nelas, registrou numa carta aberta, a possibilidade de geração de uma política pública de incentivo à Educação Profissional e Tecnológica Continuada por meio do uso de ferramentas de Educação a Distância. O objetivo foi elaborar uma proposta ao Parlamento e ao Governo do estado para promover a melhoria da qualificação da mão-de-obra do estado à luz das oportunidades do desenvolvimento econômico que se apresentam para os próximos anos.

De acordo com a secretária-geral do Fórum, a proposta pode ter impactos positivos no desenvolvimento econômico do Estado. "Ela permitirá, principalmente, aprimorar a qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida. Também fazem parte dos objetivos dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões, contemplando inclusive o processo de interiorização das atividades produtivas", explicou Geiza Rocha.

SERVIÇO:

Reunião do GT de Educação (1ª reunião)
Data: 25 de agosto de 2010
Horário: 10 às 12h