Fórum de Desenvolvimento do Rio divulga metas para o ano de 2010

Integração é a palavra-chave que norteará as metas do Fórum de Desenvolvimento do Rio para 2010. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o relacionamento com as entidades, o Fórum planeja diversas ações para ao longo do ano, algumas delas apresentadas nesta quinta-feira (28), com o balanço de 2009, na Reunião Geral das Câmaras.

Integração é a palavra-chave que norteará as ações do Fórum de Desenvolvimento do Rio em 2010. Além de dar continuidade à discussão de temas como a infraestrutura portuária do estado e lançar o Caderno de Turismo, produzido a partir dos debates da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, o Fórum tem como metas ampliar e aprofundar o relacionamento com as entidades por meio da troca sistemática de informações e promover uma maior interação e participação da população junto aos veículos de comunicação institucionais. Estas e outras informações foram divulgadas nesta quinta-feira (28/01), durante a reunião Geral das Câmaras Setoriais, que reuniu representantes das 28 entidades que compõem o Fórum para assistir a um balanço das atividades de 2009 e as perspectivas traçadas para 2010.

Baixe aqui a apresentação da Reunião Geral

De acordo com a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, as 85 reuniões das Câmaras Setoriais realizadas em 2009 e os dez eventos que ocorreram no Plenário Barbosa Lima Sobrinho contribuiram para consolidar o Fórum como importante espaço para o debate e formulação de propostas em prol do desenvolvimento econômico do estado. “Este ano, vamos realizar, em parceria com o Sebrae-RJ, o seminário ‘Rio em foco – Cadernos do Fórum’, que reunirá especialistas durante cinco dias no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro para debater temas estratégicos para o estado”, adiantou a secretária, que nos próximos dias iniciará a formação de um Conselho Consultivo para definir a pauta de assuntos e os convidados que participarão destes encontros. O fomento à indústria criativa e as tecnologias sociais são outros temas que devem ser aprofundados pelos grupos de trabalho este ano.

INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E EMPRESAS

Após a apresentação dos resultados e metas, os presentes sugeriram ações e assuntos que deveriam ser foco de atenção do Fórum. Para o reitor da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), Roberto Soares de Moura, as câmaras deveriam estudar de que forma o Legislativo pode promover uma maior interação entre os centros universitários e a indústria, fundamental para fazer com que regiões menos favorecidas do estado, como a Zona Oeste do Rio, possam ser incluídas nas ações de desenvolvimento econômico. “O Brasil produz muito conhecimento, mas sua transferência para a indústria é vergonhosa. Temos que incentivar a inovação, porque, senão, pagaremos royalties para todo mundo, para sempre. Temos de aumentar o número de patentes registradas no País, que é muito baixo”, observou o reitor. O reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal, complementou o discurso de integração falando sobre a necessidade de estabelecer ações para a inclusão digital. “Precisamos comunicar os projetos entre si, dar acesso à internet sem fio para todos, não somente onde a segurança pública está atuando. Temos que contar com internet sem fio em todo o território para transformar o Rio de Janeiro em um estado digital”, frisou.

Também foi abordada a necessidade de incluir na pauta do Fórum o debate sobre a terceirização nos diversos setores, como o de informática, o estímulo à adoção de energias renováveis, a importância do fomento do turismo na Costa Verde, principalmente após as enchentes, o pagamento por serviços ambientais e o avanço do debate sobre o uso de tecnologia como ferramenta para a Educação Profissional e Tecnológica Continuada. “Entendemos a iniciativa como uma educação mediada por tecnologia, mas com ênfase na formação humana”, afirmou a professora da UERJ, Eloísa Oliveira.

A apresentação da Reunião Geral das Câmaras Setoriais, com o balanço de 2009 e as metas para 2010, pode ser acessada no Scribd do Fórum.